Mas esse não é o assunto do post atual. Falemos das explorações de design e jogabilidade em outras plataformas. Dois jogos têm me feito constantemente feliz durante esse fim de ano. Ambos disponíveis no Wii, ainda que um deles eu esteja jogando no PC.
O primeiro deles, exclusivo do Wii, é o Boom Blox. O jogo foi idealizado por um tal de Steven Spielberg (!) e faz bom uso do Wiimote como dispositivo apontador e como maneira de interagir com o jogo. A meta é bem simples, você atira uma série de bolas (de baseball, de boliche, bolas-bomba e por aí vai) em blocos empilhados. Cada bloco tem um valor de pontos. Quando todos os blocos forem derrubados, o jogador com mais pontos vence. É interessante porque há vários tamanhos, tipos e pesos diferentes para cada bloco, de acordo com o seu valor ou posição estratégica.
Outra maneira de jogar é disputando partidas ao estilo Torremoto (Jenga). O jogo monta uma torre com blocos empilhados e os jogadores devem usar o controle (junto com o sensor de movimento e aceleração) para retirar os tijolos sem que a mesma desmonte. Funciona bem e rende umas boas risadas.
Passei a noite do dia 24 e boa parte do dia 25 jogando isso com minha adorável esposa e nossos visitantes natalinos. Nos divertimos muito e rimos um bocado, lembrou muito os antigos jogos de tabuleiro. Quem sabe na próxima a gente apela pro Jogo da Vida ou pra uma partida interminável de Banco Imobiliário... Bom mesmo eram o Palavras Cruzadas (Scrabble) ou Twister.
Para que fique registrado, parece que a Electronic Arts está tomando jeito. Boom Blox, Dead Space, Skate e outras franquias interessantes foram lançadas esse ano. Ok, acho que o Skate saiu em 2007, mas o argumento continua o mesmo. Novas franquias e propriedades intelectuais são interessantes. Chega de Need for Speed. Aliás, foi-se o tempo em que o jogo era sobre usar carrões esportivos em estradas. Desde o NFS Underground o jogo ficou excessivamente urbano. De uns anos pra cá, é tudo sobre nitro, fazer rachas e fugir da polícia. O outro lado da moeda é que, assim como o NFS, a avalanche de versões de The Sims e dos jogos anuais de esporte continua.
E para que fique registrado: não tenho nada contra os jogos de corrida urbanos, gosto muito de Midnight Club e Burnout. A diferença é que os dois são, ou foram, na minha opinião, muito mais inovadores do que a série NFS de uns anos pra cá.
Voltemos ao assunto do post. O outro jogo, disponível via WiiWare ou PC, é o World of Goo (feito pela produtora independente 2D Boy, composta por apenas duas pessoas). Você usa apenas o mouse para posicionar e colar bolotas de uma meleca preta e pegajosa umas nas outras. O objetivo é fazer pontes para cruzar abismos, montar pirâmides de meleca e etc. Mais ou menos como Lemmings, você tem que levar uma dada quantidade de meleca (ou de lemmings) de um lado para o outro do cenário. As ferramentas de Lemmings foram substituídas por melecas de cores diferentes que, é claro, possuem propriedades diferentes.
Como o jogo é para PC, aqui vai o link para a versão demo.
Recomendo ambos para os jogadores mais experimentados e também para os que possuem pouca ou nenhuma intimidade com os videogames. São jogos com mecânica simples, profundamente divertidos e que fazem bom uso do raciocínio dos jogadores.
Enquanto isso, a jogatina continua correndo solta no Oblivion. Estamos chegando perto de 50 horas com Afaniel, uma elfo negra, ladina, especialista em arqueirismo. A maioria dos quests têm sido resolvidos com uma combinação de furtividade, e flechadas pelas costas. Já completamos a Guilda dos Ladrões, a Arena na Cidade Imperial e as missões da Irmandade Sombria. Estamos fazendo um bocado de sidequests menores para, enfim, jogar os quests principais do jogo. Tem coisa demais dentro de um jogo só viu, putz!
E vocês, como passaram o natal? Jogando muito?
Cardápio de ano novo: aprender a usar o MAME e mandar ver nos jogos da minha infância/adolescência. Todos aqueles de briga de rua, as quinhentas versões de Street Fighter e Mortal Kombat, contra os X-Men, a Marvel e a pia da cozinha. Acho que a lista de jogos dava um bom post, hmmm...