quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock - 13 de julho

Yeeeeeeah!

O Dia Mundial do Rock, como tantos outros dias mundiais de um montão de coisas, é uma tradição inventada (dá-lhe Eric Hobsbawm!). Aqui vai uma versão resumidíssima dessa invenção.

O dia foi instituído por causa do festival Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985. Foi uma série de shows beneficentes que tinham como meta erradicar (ou pelo menos amenizar) a fome na Etiópia. Aconteceram dois shows simultaneamente: Filadélfia e Londres, contando com os grandes grupos da época, tais como Queen, Judas Priest, Dire Straits, David Bowie, Loudness, Status Quo, INXS, Carlos Santana, Bob Dylan, The Who e Black Sabbath, entre outros.

O saldo do festival foi de mais de 60 milhões de dólares doados em prol dos etíopes, bem como diversos outros eventos com propostas semelhantes ao longo dos anos 80 e 90, ou seja, todos promovendo causas sociais e com grande elenco, seja ele musical ou não.

Queria só aproveitar o post para parabenizar o canal Multishow HD. Eles adotaram julho como Mês do Rock e estão passando trocentos documentários e shows sobre o assunto em alta definição. Hoje mesmo assisti um show do RHCP (aquele do Slane Castle) e o clássico documentário Metal: A headbangers Journey (o Sam Dunn é o cara!). Sei que mais tarde, tipo umas 16h30m, vai rolar o Rush: Beyond the Lighted Stage (Sam Dunn e Rush, que maravilha! Aliás, o sr. Dunn merece um post só dele). Ontem vi trechos de um documentário que falava da influência dos primeiros bluesmen no som do Led Zep. Mais cedo esse mês rolou um sobre a gravação do disco The Doors (adivinha de que grupo, uehuehuehe!).

Fã de rock desde molequinho (mas isso é outro post), tenho o seguinte comentário sobre esse 13 de julho: Carpe diem.

Um comentário:

Tiago disse...

Ontem passou um mega show das pedras rolantes no Multishow HD...