terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais um pouco de DRM (Digital Rights Management)

Conforme matéria publicada na Joystiq, a famigerada Electronic Arts aprontou mais uma das suas. A bola da vez é o jogo Spore, um simulador de, bom, tudo. Você começa jogando com um organismo unicelular dentro da água e termina o jogo na era espacial colonizando outros planetas e espécies. O legal é que tudo no jogo, desde os veículos e casas, até as criaturas em si, são totalmente customizáveis. Abra aí o seu google, digite "spore review" e vá ler a respeito, já que realmente parece muito interessante.
"Qual é o problema?", você deve estar pensando. É simples. O jogo passa pelos malditos processos de certificação eletrônica, para variar um pouquinho. Cada vez que você instala o jogo, ele deve ser ativado usando um código especial. Mas você só pode fazer isso no máximo 3 vezes. Teve que desinstalar, formatar a máquina ou qualquer outro problema e gastou suas 3 instalações? Ligue para a EA e o suporte técnico deles vai resolver seu problema, ou pelo menos deveria, aparentemente fornecendo mais códigos de ativação. Imagino que o jogo tambem se autentique periodicamente uma vez que tenha sido iniciado, até porque um dos grandes atrativos é o compartilhamento de conteúdo entre os usuários.
Só um outro detalhe aqui. Como é que alguém que não está conectado a internet faz pra jogar? Será que daqui a uns bons 5 ou 6 anos os servidores de ativação ainda estarão ativos e compatíveis com esse jogo? Já estou vendo o pessoal aí reclamando que 5 anos para um jogo transformam-no num fóssil. Se assim fosse, eu não jogaria mais Unreal Tournament e um bocado de gente ficaria para sempre fora do Counterstrike. Aliás, não haveria interesse algum por emuladores de consoles clássicos que simulam jogos de, oh céus, 10 a 20 anos atrás.
De volta ao texto e ao assunto principal.
Esse tipo de proteção de conteúdo suscitou protestos de vários usuários do Amazon, que estão mostrando suas opiniões nos posts e avaliando o jogo com notas péssimas (1.5 de 5 estrelas). No entanto, isso não vai afetar em nada as vendas, já que esse era um dos jogos mais esperados do ano. Enquanto isso, o Spore segue no número 1 de vendas dessa semana em vários sites e a EA continua construindo seu império do mal.

PS: O disco Death Magnetic foi lançado, completo, para o jogo Guitar Hero 3 na força de conteúdo adicional. Ele também será compatível com o Guitar Hero World Tour, que ainda não saiu. E pesar que o Lars ficava xaropando o Napster e agora tá com músicas da sua banda flutuando pela internet e fazendo parte de um jogo de videogame. Até que enfim 2008 chegou!

Nenhum comentário: