domingo, 20 de julho de 2008

Press Start Button

Algumas madrugadas atrás, estávamos eu e a minha esposa conversando sobre videogames, mercado consumidor e tendências futuras. A E3 ainda estava acontecendo (entre 14 e 17 de julho de 2008) e a gente falava sobre a Sony, Microsoft e Nintendo. Enquanto isso, coletávamos as últimas estrelas do Mario Galaxy (Wii), finalmente chegando ao total de 120 e destravando o Luigi e a primeira parte do final diferente.

Onde está escrito final, leia-se "zeração", como eu costumava dizer quando era garoto. Chegar ao fim de um jogo era zerar um jogo. Lembro-me quando viajei para Recife, devia ter uns 15 ou 16 anos na época (hoje estou com 26) e me perguntaram: "Já viraste Mario?". Eu fiquei na mesma, olhando pro sujeito. Ele então explicou: "É, chegou ao final, passou todas as fases e matou o chefe." E então eu entendi, virar, zerar, chegar ao final, é tudo a mesma coisa, de acordo com a região. Aliás, meus caros leitores, como vocês chamam o ato de chegar ao fim de um jogo na sua região?

Mas sim, de volta ao assunto.

A gente tava falando da Sony e da Nintendo. Ela insiste que a Nintendo tem adotado um tom tradicional, ainda que possua uma interface diferente, simbolizada pelo Wiimote. De fato, ainda temos o Mario, cogumelos, estrelas, goombas, canos e etc. A maneira de interagir com eles ficou um pouco diferente. Isso é mais notório em jogos como Wiisports, Cooking Mama ou o Smooth Moves do Wario. De toda forma, o legado da Nintendo parece sempre carregado por Mario, Zelda, Pokemon e outros. Isso parece ser a chave para o sucesso da empresa, construindo uma espécie de audiência cativa. Os habitués da casa. O que leva o consumidor de um console da Nintendo para outro são as novas versões ou os desdobramentos dessas franquias já conhecidas e consolidadas. Em time que está ganhando não se mexe. Certo?

A gente passou a madrugada toda falando disso. E não foi a primeira que teve especulações e maluquices de videogames como tema. Hoje veio a idéia de criar um blog para falar disso. O tema central é uma paixão comum a ambos desde crianças: Videogames. No entanto, os videogames serão frequentemente permeados por outros temas, tais como a música, história, comunicação, publicidade, quadrinhos e etc. Eventualmente faremos umas mini-análises sobre os jogos ou facetas interessantes dele.

Boa leitura e continuem jogando.

Um comentário:

Akira disse...

Aahhh!!!! Botei mta fé nesse projeto!! =D

Abração procês!!!!
Akira