sábado, 26 de março de 2011

Tiger Robocop!!! Uhn??

Clique para ampliar.

Estava eu numa madrugada dessas jogando Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix, também conhecido como SSF2THDR (uau!) e relembrando algumas coisas. A remasterização dos gráficos e som levou consigo algumas coisas. Por exemplo, foram embora os clássicos Tiger ROBOCOP (precisa explicar? Auhauhauhuah!), Ioga Fai, Ioga Flei, Perfect-tchec-tchuruguen (que um amigo meu chamava de Ataque das Corujas), Alec-Full e tantos outros golpes clássicos. A redublagem trouxe às versões originais uma clareza inexistente nos tempos do SNES/Mega Drive. Foram embora as vozes emboladas e potencialmente engraçadas.

Aviso aos navegantes: apesar do áudio de ótima qualidade, os gráficos de SSF2THDR possuem um porém. Se você acha que vai encontrar sprites com nível de animação semelhante aos de Guilty Gear, Blaz Blue, KOF XII ou Scott Pilgrim, pode tirar seu cavalinho da chuva. Embora o jogo realmente esteja em HD (ou era só 720p?), os sprites foram redesenhados, mas as animações NÃO! Ou seja, não há frames de animação adicionais nos golpes.

"Ah, mais que bosta, hein?!?"

Claro que não. Remover/colocar frames de animação nos golpes implicaria em mexer com o timing do jogo, prioridades de animação (que golpe encaixa primeiro, que golpe cancela em qual outro e etc) e poderia potencialmente "quebrar" a mecânica de jogo. Melhor assim, é o bom e velho SF2 de sempre com uma nova camada de tinta.

E bem que podiam lançar o SF Alpha 3/Zero 3 na PSN, não? Especialmente se colocassem o modo de missões e os personagens extras que rolavam na versão de PSOne. Ainda bem que sonhar é de graça...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Garrus e as missões anfíbias de Mass Effect

Me parece um bom motivo, não?

E para que conste nos autos e fique registrado para todo o sempre: Mass Effect 2 é um jogaço. Segue à risca o padrão Bioware de qualidade. Ou seja, roteiro muito bem bolado, ótimos diálogos, direção de arte impecável e boas mecânicas de jogo. A trilha sonora e os dubladores também arrebentam. Basta lembrar que essa mesma softhouse trouxe ao mundo Dragon Age e Knights of the Old Republic. Isso sem falar em Jade Empire e Neverwinter Nights. Quem é mais das antigas deve se lembrar de uma outra pérola: Baldur's Gate.

Somando o tempo total que fiquei jogando tudo que saiu nessa lista, deve chegar perto de umas 500 horas, fácil, fácil. Ah, queridos RPGs...

Design de games: Vídeos e slides de palestras

Agora que a GDC terminou, os organizadores resolveram disponibilizar os vídeos e slides de algumas palestras! E a melhor parte: gratuitamente!!!

Clicando no link é possível ver as conferências de grandes mestres do design de games de todos os tempos. Para deixá-los com água na boca, aqui vão os nomes de alguns games e de seus projetistas.

A lista de vídeos gratuitos tem coisas como: Prince Of Persia (Jordan Mechner), Pac-Man (Toru Iwatani), Another World/Out Of This World (Eric Chahi), Doom (John Romero), Pitfall! (David Crane), Bejeweled (Jason Kapalka), Populous (Peter Molyneux), Maniac Mansion (Ron Gilbert).

Nos slides há coisas como "Sistemas de física para design de games" (e o slide é feito pela AMD!), "Efeitos Visuais Avançados com DirectX 11" (Bioware), tem uma da Bungie sobre a implementação do modo multiplayer e o código de rede em Halo: Reach, "Multidão Viva: Inteligência Artificial e Animação em Assassin's Creed Brotherhood" e por aí vai.

Esses todos me pareceram mais técnicos. Tem dois sobre direção de arte que achei bem legais. São eles: Direção de Arte em Dead Space 2 (Electronic Arts) e "Como a arte foi usada para criar uma experiência cinematográfica única em Heavy Rain" (Quantic Dream). Não precisa ser programador para entender esses, certo?

E teve uma última apresentação que me chamou a atenção: Projetando jogos para a mulher de 43 anos. Os slides são da Zynga, criadores de Farmville, Mafia Wars e tantos outros jogos que rodam a partir de browsers.

Acho que já sei o que vou fazer com o resto da minha semana, e vocês?

domingo, 20 de março de 2011

O troco - Hacker recusa emprego na Sony

Depois de algum tempo sem notícia das burradas da Sony, aqui vai mais uma!!

A empresa entrou em contato com Koushik Dutta, conhecido como Koush, um especialista em modificações para o Android. O motivo do contato? Ofereceram uma entrevista de emprego e uma possível vaga na divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Mas a melhor parte foi a resposta do sr. Dutta: due [to] Sony’s recent treatment of a fellow hacker, George Hotz (@geohot), I could not in good conscience work at Sony (devido ao tratamento dispensado pela Sony ao meu colega hacker George Hotz (@geohot), eu não poderia trabalhar na Sony de cabeça tranquila).

Fonte, inclusive com printscreens do e-mail, aqui.

O curioso é que o próprio geohot já tinha previsto uma situação desse tipo. Cerca de um mês atrás (mais? menos?), ele disse que a Sony deveria ficar com as antenas ligadas por que ela estava (e ainda está, ao que parece) queimando o próprio filme. Desse modo, os jovens programadores de hoje não vão querer, no futuro, trabalhar numa empresa que perseguiu seus companheiros.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Into the Pixel



E falando em arte com pixels, acabei de descobrir (via Joystiq, evidentemente) que existe um site especializado em arte baseada em videogames. Chama-se Into the Pixel e, ao que parece, as peças escolhidas são impressas em papel de altíssima qualidade por impressoras mega-incríveis. Depois os trabalhos ficam expostos em algum museu/exibição nos EUA.

O mais legal é que dá pra ver os trabalhos dos anos anteriores gratuitamente no site. Basta clicar no link.

terça-feira, 15 de março de 2011

Brincando com pixels

Para variar um pouco, clique na imagem para ver o tamanho original.

Uma perigosa combinação entre saudade dos tempos dos 8-bit e tempo livre me fez rabiscar um pouco num papel quadriculado que estava dando mole em cima da minha mesa. Está aí o resultado.

sexta-feira, 11 de março de 2011

As férias de Sub-Zero

(Clique para ver a imagem grande)

Entre um Mortal Kombat e outro, o que será que ele fica fazendo? Eis a resposta!!!

Fiz essa tirinha usando os sprites do Sub-Zero do Mortal Kombat 1 e 2 e mais algumas imagens da internet. Foi só o trabalho de recortar o fundo dos sprites (os cenários) e editar as fotos originais para colocar o personagem no local certo.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais uma legal da GDC



O que são jogos sociais? Aqueles que a gente costuma jogar em browser, que vem embutidos no orkut/facebook/redes sociais nos quais você vai jogando e tem que enviar/aceitar pedidos de itens com os seus amigos. Em suma, você vai jogando e montando sua cidade, fazenda, time de futebol ou sei lá o que, mas seu progresso está atrelado aos seus amigos que jogam, pois há uma troca constante de presentes, itens, bônus e etc. Será que eles precisam ser sempre assim?

Segundo Scott Jon Siegel, o modelo atual que define os jogos sociais está errado. Os programadores encontraram uma fórmula de sucesso com o Farm Ville e estão criando clones. Mantém-se as mesmas mecânicas e funcionalidades do jogo, mas aplica-se um novo tema, como uma nova camada de tinta, para mascarar um produto que já conhecemos.

Em seu painel na GDC ele deu um puxão de orelha nos desenvolvedores de maneira muito bem humorada. É possível ver os slides e a narração juntos clicando aqui. Os controles para avançar/voltar a apresentação estão na parte de baixo da página e também é possível baixar o arquivo PDF. A leitura não vai tomar mais do que 5 minutos e é fantástica. Realmente deixa a gente pensando sobre esse tipo de mídia que, embora consigamos enxergar ou não, já se tornou um negócio multimilionário.

E só uma rápida sugestão. Que tal, ao invés de jogar no facebook, experimentar alguns jogos da Newgrounds? É um site especializado em animação em flash. Rolam pequenos filmes, paródias, games, música e trabalhos de arte. Alguns jogos bem legais surgiram no site, tais como Alien Hominid e Castle Crashers. O que hoje é o Super Meat Boy, antes era apenas o Meat Boy e pode ser jogado aqui. E também foi na Newgrounds onde vi, pela primeira vez, a série Xiao Xiao. O link é para o episódio 3, meu favorito.

sábado, 5 de março de 2011

Mural da GDC


A GDC 2010 chegou ao fim, mas deixou alguns presentes para todos. Fora os diversos anúncios de jogos e franquias novas, uma coisa em especial me chamou a atenção. Os caras montaram um mural quadriculado na qual você pode ir colocando pastilhas. O mural foi sendo preenchido ao longo da conferência e o resultado final ficou ótimo. É uma boa maneira de celebrar os games 8-bit.

A sequência de imagens - incluindo o resultado - está na joystiq.com