segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais uma legal da GDC



O que são jogos sociais? Aqueles que a gente costuma jogar em browser, que vem embutidos no orkut/facebook/redes sociais nos quais você vai jogando e tem que enviar/aceitar pedidos de itens com os seus amigos. Em suma, você vai jogando e montando sua cidade, fazenda, time de futebol ou sei lá o que, mas seu progresso está atrelado aos seus amigos que jogam, pois há uma troca constante de presentes, itens, bônus e etc. Será que eles precisam ser sempre assim?

Segundo Scott Jon Siegel, o modelo atual que define os jogos sociais está errado. Os programadores encontraram uma fórmula de sucesso com o Farm Ville e estão criando clones. Mantém-se as mesmas mecânicas e funcionalidades do jogo, mas aplica-se um novo tema, como uma nova camada de tinta, para mascarar um produto que já conhecemos.

Em seu painel na GDC ele deu um puxão de orelha nos desenvolvedores de maneira muito bem humorada. É possível ver os slides e a narração juntos clicando aqui. Os controles para avançar/voltar a apresentação estão na parte de baixo da página e também é possível baixar o arquivo PDF. A leitura não vai tomar mais do que 5 minutos e é fantástica. Realmente deixa a gente pensando sobre esse tipo de mídia que, embora consigamos enxergar ou não, já se tornou um negócio multimilionário.

E só uma rápida sugestão. Que tal, ao invés de jogar no facebook, experimentar alguns jogos da Newgrounds? É um site especializado em animação em flash. Rolam pequenos filmes, paródias, games, música e trabalhos de arte. Alguns jogos bem legais surgiram no site, tais como Alien Hominid e Castle Crashers. O que hoje é o Super Meat Boy, antes era apenas o Meat Boy e pode ser jogado aqui. E também foi na Newgrounds onde vi, pela primeira vez, a série Xiao Xiao. O link é para o episódio 3, meu favorito.

Nenhum comentário: