quarta-feira, 23 de março de 2011

Design de games: Vídeos e slides de palestras

Agora que a GDC terminou, os organizadores resolveram disponibilizar os vídeos e slides de algumas palestras! E a melhor parte: gratuitamente!!!

Clicando no link é possível ver as conferências de grandes mestres do design de games de todos os tempos. Para deixá-los com água na boca, aqui vão os nomes de alguns games e de seus projetistas.

A lista de vídeos gratuitos tem coisas como: Prince Of Persia (Jordan Mechner), Pac-Man (Toru Iwatani), Another World/Out Of This World (Eric Chahi), Doom (John Romero), Pitfall! (David Crane), Bejeweled (Jason Kapalka), Populous (Peter Molyneux), Maniac Mansion (Ron Gilbert).

Nos slides há coisas como "Sistemas de física para design de games" (e o slide é feito pela AMD!), "Efeitos Visuais Avançados com DirectX 11" (Bioware), tem uma da Bungie sobre a implementação do modo multiplayer e o código de rede em Halo: Reach, "Multidão Viva: Inteligência Artificial e Animação em Assassin's Creed Brotherhood" e por aí vai.

Esses todos me pareceram mais técnicos. Tem dois sobre direção de arte que achei bem legais. São eles: Direção de Arte em Dead Space 2 (Electronic Arts) e "Como a arte foi usada para criar uma experiência cinematográfica única em Heavy Rain" (Quantic Dream). Não precisa ser programador para entender esses, certo?

E teve uma última apresentação que me chamou a atenção: Projetando jogos para a mulher de 43 anos. Os slides são da Zynga, criadores de Farmville, Mafia Wars e tantos outros jogos que rodam a partir de browsers.

Acho que já sei o que vou fazer com o resto da minha semana, e vocês?

Nenhum comentário: