domingo, 10 de abril de 2011

Mini-vídeo - RHCP - Pea - Trocas de acordes

O título diz tudo, não?


Aqui vai a versão longa de como isso foi feito.

Estava de bobeira em casa numa tarde dessas, brincando com o baixo sem que houvesse um propósito para isso. Esbarrei em um cd do Red Hot Chilli Peppers na estante e me lembrei de como eu gostava do som dos caras. Daí fui brincando com o baixo e lembrando de umas melodias e fraseados dos caras aqui e ali. Fui me empolgando e decidi registrar as trocas de acordes de uma das músicas mais lado-b do grupo - e uma das minhas favoritas - Pea.

O procedimento "técnico" foi simples. Peguei o baixo, que é um Condor XB-12 preto, fabricado em 1999, 2 captadores passivos (um precision e um jazz), com controles de volume e tonalidade no máximo e espetei no computador (viva a Soundblaster Audigy com Line In!). Usando um equalizador para gravar, saturei os médios e sentei a mão no baixo, pra dar uma saturação/distorção e deixar o negócio bem sujo mesmo.

Depois foi só montar as letras que correspondem aos acordes com o Photoshop e colocar o áudio e as imagens dentro do Windows Live Movie Maker. É só colocar as imagens com o tempo específico que cada acorde dura. A parte chata é que o WLMM é MUITO ruim. Não existem (ou não consegui achar) as opções mais avançadas de linha do tempo, quando a gente podia praticamente editar quadro a quadro. Eram 3 trilhas (áudio, texto e vídeo) onde a gente podia sincronizar tudo (movendo os objetos de frame em frame até ficar certo) bem facilmente (clicar, arrastar e soltar).

Em todo caso, é uma música bem legal. Quem sabe um dia eu faço uma gravação mais legal e que não seja tão "no calor do momento". Talvez adicione até umas coisas que não rolam na original, tipo uma trilha de bateria, umas frases de guitarra e tal.

Nenhum comentário: