quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sony e PSN - Dados de usuários foram comprometidos


Fonte da imagem: PSX-SCENE.

Depois que todo mundo ficou sabendo que a PSN estava fora do ar por causa de ataques de hackers, a preocupação agora é ainda mais séria. O motivo é bem simples, a própria Sony admitiu que dados dos usuários estão em risco e que, certamente, os seguintes dados foram expostos: nome, endereço completo, país, endereço de e-mail, data de nascimento, nome de usuário e senha da PSN e Qriocity. Outros dados estão na categoria de "possivelmente expostos". É o caso do histórico de compras, endereço de cobrança do cartão de crédito e as respostas das perguntas de segurança para redefinir senhas.

Embora não haja evidência concreta de que os números e senhas dos cartões de crédito dos usuários tenham sido roubados (dá pra acreditar?!?), acho que a melhor opção é sair trocando as senhas de todos os serviços online que se usa. Especialmente por que tem gente que usa a mesma senha (ou senhas parecidas, ou óbvias, tipo data de nascimento) para tudo.

Tem uma entrevista muito boa na Joystiq com um pessoal falando o que significam esses vacilos da Sony para os consumidores, quais as implicações legais, o que fazer e etc.

Em notícias relacionadas, a Sony está sendo processada (de novo!) por alguns usuários que estão alarmados com a situação. Segundo analistas da Forbes, o valor médio de indenizações pagas por quebra de sigilo de dados é de 318 dólares. Ok, considerando a quantidade de usuários da PSN, a Sony ficaria com um rombo de mais de 24 BILHÕES de dólares!!

Será que essa é uma boa hora pra lembrar que mesmo quando a gente não se conecta formalmente à PSN, ainda assim o PS3 envia os dados de que está ligado, dos jogos que estamos jogando, ou do que estamos assistindo? Hmmm...

Nenhum comentário: