sexta-feira, 1 de abril de 2011

As origens do Primeiro de Abril


Imagem legal! Link para o original aqui.

Aqui vai um texto que escrevi no jornal Historiando na Escola, edição de Abril de 2008. A obra era um periódico de circulação interna da Escola Professor Jonathas Pontes Athias, em Porto Trombetas, Pará, onde fui professor de História e Filosofia em 2008. Em 2009, eu assumiria História, Geografia, Filosofia e Estudos Amazônicos para um mooonte de turmas. Era um trampo de lascar, mas era divertido e aprendi bastante com os alunos. De volta ao jornal, a revisão do texto ficou a cargo da professora Elizabeth Carvalho (dá-lhe Betinha!) e minha parceira de jornal à época era a professora Sueli Caetano.

Qualquer dia transformo os jornais em PDF e jogo no Scribd, 4shared ou coisa parecida. Bom, aqui vai o texto da matéria em questão.

01 de Abril: Dia da Mentira—Uma das possíveis origens da data encontram-se na França, durante o reinado de Carlos IX. Nesse período o ano novo era comemorado em 25 de março, data da chegada da primavera. As festas incluíam trocas de presentes e duravam uma semana, terminando no dia primeiro de abril.

Quando o calendário gregoriano foi adotado na França, em 1564, o rei decidiu que o ano novo deveria ser comemorado na data que hoje conhecemos: 1º de janeiro. Os franceses resistiram à mudança e mantiveram o antigo costume. Assim, os gozadores passaram a ridicularizar a nova data, enviando aos conservadores presentes estranhos e convites para festas inexistentes.

Com o tempo, a brincadeira firmou-se na França, de onde, cerca de duzentos anos depois, migrou para a Inglaterra (April Fools' Day) e, daí, para o mundo.

Em terras brasileiras, os registros mais antigos da difusão do dia 1º de abril encontram-se no estado de Pernambuco, onde circulou um periódico entitulado “A Mentira”. De vida efêmera, o jornal lançou, em 1º de abril de 1848, a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Em sua última edição, em 14 de setembro de 1849, “A Mentira” convocava todos os seus credores para um acerto de contas. Contudo, bebendo na tradição francesa, o local para o acerto de contas era inexistente. A data, por outro lado, era bastante clara: dia 1º de abril do ano seguinte.

Como diria o grande Lemmy Kilmister: And don't forget the joker!!!


Nenhum comentário: