domingo, 24 de abril de 2011

Sony - Double FAIL especial de feriadão


Segundo informações da PSX-Scene, perderam uma batalha judicial na Finlândia por causa da remoção do OtherOS (capacidade de ter um PS3 que faça dual-boot, ou seja, o sistema da Sony E um sistema Linux na mesma máquina). Em linhas gerais, a argumentação do sujeito que venceu (após prestar queixa no Consumer Complaints Board - uma espécie de PROCON) é a seguinte: comprei um jogo novo para o meu PS3, cheguei em casa para jogar, fiz a atualização de firmware OBRIGATÓRIA (pois do contrário é impossível jogar os games mais novos) e perdi a função OtherOS. A remoção foi entendida pelo CCB como danosa ao consumidor, pois destruiu funcionalidades que estavam presentes no console à época de sua aquisição.

O valor da multa é bem tranquilo: 100 euros, dividos entre o fabricante do console e a loja que o vendeu. Cá entre nós, creio que o ônus deveria ser exclusivo do fabricante. Em todo caso, imaginem só se todos os donos de PS3 da Finlândia (já que agora existe uma decisão a esse respeito) entrassem com processos semelhantes contra a Sony!!!

O outro vacilo é a PSN fora do ar no feriadão. Qual é!! E a gente vai jogar online como?!? E os jogos que eu comprei e precisam (que estupidez) de ativação do sistema de data e hora para que possam funcionar?!? Mas a rede não ficou fora do ar sem motivo. Depois de enrolar o público durante uns dias, a Sony finalmente admitiu que foi alvo de hackers. Claro que eles não vão dizer isso com todas as letras, mas "intrusão externa no sistema" só dá margem a esse tipo de interpretação. Em tempo: o pessoal do Anonymous falou que não teve nada a ver com essa história.

Nenhum comentário: