terça-feira, 5 de abril de 2011

Indexando CDs e DVDs de MP3


Os anos vão passando e a coleção de CDs/DVDs com mp3, documentos, vídeos, fotos e sabe-se lá mais o que vai aumentando. Nesses tempos pós-emule onde o pessoal costuma baixar discos inteiros (ou discografias inteiras!) de uma vez só, nossas pastas de músicas vão ficando lotadas e bagunçadas muito rapidamente.

Há duas saídas:

a) Comprar um HD novo (interno ou externo) e colocar toda a tranqueira nele de maneira organizada. Sou daqueles malucos que colocam pastas com nomes tipo "Banda - Ano - Nome do disco". Assim fica tudo fácil de encontrar. Quando a lista é grande e os grupos estão na segunda dezena de álbuns, ou chegando lá (Rush, Iron Maiden e outros), o grupo ganha uma pasta própria, com o formato "Ano - Nome do disco". Isso é ótimo para quem tem discos rígidos grandes e ficou melhor ainda com a função de pesquisar no próprio menu iniciar ("Pesquisar programas e arquivos", ou basta apertar o botão da bandeira do Windows no seu teclado e sair digitando).

b) Sair gravando tudo em CD/DVD para abrir espaço e não perder a coleção. Os CDs não são muito problemáticos por que, atualmente, seus 700MB de armazenagem comportam "pouca" coisa. Por exemplo, todos os discos da fase clássica (com o Ozzy) à frente do Black Sabbath cabe em um único CD. Daí você vai lá, pega uma caneta e marca "Sabbath com o Ozzy". Enfia o CD na estante (ou no tubo/pino) e segue com a vida. Mas e quando você grava um DVD? Cabem várias discografias em um único disco. E se forem vários discos de artistas e gêneros diferentes, o que é que você vai canetear no disco? Criar um arquivo do Excel e digitar o conteúdo manualmente é pouco prático e demanda muito tempo. Criar uma tabela no Word então, que os deuses nos livrem!!

Mas e aí, como eu faço para catalogar tudo?

Foi então que meu amigo Tiago me relembrou de um comandinho simples, de uma linha apenas. Como uma espécie de testemunho (e silenciosa homenagem aos usuários de Linux e suas poderosas linhas de comando), aqui vai a receita.

Para os usuários experientes do Windows (o pessoal que migrou desde os tempos do saudoso MS-DOS 6.22), a sintaxe é a seguinte: dir/s pasta1 > pasta2\lista.txt. Imagine que o sinal de maior que ( > ) é como uma seta que indica para a origem qual é o seu destino.

Para o pessoal que não tem parte com os ninjas digitais, vamos a uma explicação mais detalhada. No exemplo acima, a "pasta1" é o local que será indexado (F:\, que pode ser um drive de DVD, por exemplo) e a "pasta2" é a sua pasta de documentos (C:\Users\Fulano\Documents\lista.txt).

O resultado será um "dump" de tudo que o comando dir/s mostra na tela, só que salvo dentro de um arquivo em formato de texto simples.

Se você quiser uma linha menor, uma solução pode ser acessar primeiro a pasta onde você quer gravar o arquivo. Vamos supor que a pasta escolhida é C:\Listas. Basta mandar um "cd\listas". Pronto, agora que você já está na pasta de destino, é só fazer o comando normalmente: dir/s f: > musicas.txt, por exemplo. O resultado é um arquivo chamado músicas.txt, que ficará gravado na pasta Listas do disco C. Esse novo arquivo vai conter todo o conteúdo da unidade F.

Para facilitar a organização, é só criar uma espécie de numeração padronizada que vincule o nome do arquivo ao disco em questão. Por exemplo, se você escreveu "Músicas para a festa de fulano" na superfície do disco, o nome do arquivo de saída será Músicas_para_a_festa_de_Fulano.txt. Sim, com underline entre as palavras. Se você quiser usar espaços, coloque o nome do arquivo entre aspas no fim da sua linha de comando, ou seja, "Músicas para a festa de fulano.txt".

Já vejo tubos de DVDs com as etiquetas (viva os Post-Its), MP3 - discos 1 a 20, Fotos de viagens - Discos 1 a 5 e por aí vai. Moleza!!

Alternativamente, deve existir algum software descente que cadastre o conteúdo de disco em tabelas pesquisáveis e indexadas. O negócio é que nunca encontrei um! Eheheh!

Um comentário:

Tiago disse...

Eu consigo rapidamente escrever o código de um crawler que extrairia os dados dos arquivos e popularia um banco de dados - desde MS Access a algum BD de verdade. E me lembro que alguma versão do Access possuia um banco de dados com finalidade similar entre os exemplos (era voltado para a organização de CDs). Pela simplicidade, acredito que já exista.