quarta-feira, 20 de abril de 2011

Portal Kombat!!! E pensamentos sobre o MK 2011...

A grande dúvida dessa semana é referente a dois mega-lançamentos: Portal 2 e o novo Mortal Kombat. Supondo que só se pudesse comprar um deles, o que deveria ser feito? É isso que o vídeo, de maneira hilariante, responde.

Cá entre nós, a série Mortal Kombat bem que precisava de um revival descente. Desde... uhn... 1997 não temos um MK que preste. Sério, o último deve ter sido o MK Trilogy para PSOne. Tudo bem que o MK4 foi razoável mas, desde então, rolaram umas porcarias (Shaolin Monks e Special Forces) e uns meia-boca (Deception, Armageddon). O que rolou nessa nova versão foi o seguinte: pegaram todos os personagens clássicos (e uns mais recentes, como o Quan Chi), deram um banho de loja (gráficos 3d para personagens e cenários) e mantiveram a boa e velha jogabilidade 2d. A câmera faz uns movimentos legais quando é necessário para dar uma dramatizada, mas fora isso o jeito de jogar é mesmo o tradicional.


Sub-Zero X Scorpion na floresta do MK2, é de encher os olhos, não?

O negócio é que a direção de arte ainda está presa ao início dos anos 1990. Tudo bem que o design meio Power Rangers dos ninjas/robôs/guerreiras multicoloridos(as) acabou se tornando clássico, mas alguns personagens (especialmente o Smoke, putz...) ficaram meio genéricos. O Scorpion ficou muito, mas muito legal mesmo. O Sub Zero ficou bom, mas não excepcional. Alguns personagens foram remodelados e ficaram bem interessantes (é o caso do Kabal), outros foram mantidos bem próximos aos originais (Sheeva e Sindel).


Smoke, no Mortal Kombat versão 2011. Ou seria um personagem perdido de Naruto?

E voltando ao papo de revival, lá do começo do post, que venham Duke Nukem Forever (que já tinha virado vaporware e de fato será lançado antes do meio do ano!), Sonic Generations (tá, o Sonic 4 foi legal e melhor que o Unleashed e o Black Knight, mas faltou algo), Twisted Metal, Deus Ex, Alice, Beyond Good and Evil e Max Payne. Os games sofrem do mesmo mal que os estúdios de cinema: medo de arriscar em propriedades intelectuais novas gera excesso de continuações e remakes. Isso é especialmente verdadeiro no mercado de DVDs e blu-rays. As edições "de colecionador" e "especiais" se multiplicam diariamente, tanto nos filmes quanto nos games. Mas tudo bem, faz parte da evolução da mídia como um todo, talvez seja até uma última cartada para segurar a distribuiçção digital.

Um comentário:

Laila disse...

Juntando esse post com o anterior, lembra dessa música do Fear Factory, da trilha do primeiro filme do MK? http://www.youtube.com/watch?v=lRci3qWeFCA