segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais outro vacilo da Sony

Dessa vez o negócio é com os discos rígidos do geohot.

A decisão judicial dizia que os discos deveriam ter os arquivos relativos ao jailbreak do PS3 isolados e examinados. Ou seja, basta copiar os arquivos para um outro HD, ou DVD ou mídia de armazenamento qualquer, certo? Pois bem, de posse dos discos, a Sony contratou uma empresa chamada TIG para criar duas imagens (dois bit-streams, sequências de zeros e uns) de TODO o conteúdo de todos os discos rígidos. Uma estaria com criptografia ativada e a outra desativada. As imagens serviriam apenas para backup e ficariam armazenadas num cofre.

Espera aí, não era pra ser somente dos dados e/ou arquivos relativos aos processos de jailbreak?

O motivo de uma cópia completa dos discos me parece evidente por dois motivos.

1- Eventualmente vão fuçar no histórico de navegação, listas de contatos e esse tipo de coisa. Isso poderia abrir caminho para encontrar mais pessoas a serem processadas. Esse parece ser o mais novo hobby da Sony. Dá até pra mudar o slogan publicitário do PS3. Ao invés de It only does everything, seria It only sues everyone.

2- Se uma imagem bit a bit dos discos for criada, quaisquer arquivos apagados antes do confisco (intencionalmente ou não) poderão ser recuperados. Afinal, quando a gente "apaga" um arquivo do computador, apenas damos sumiço nos ponteiros que indicam o endereço dos dados. É como se o seu nome sumisse da lista telefônica. Sua casa ainda está lá, mas não constam o endereço e o telefone. Dizendo de outro modo, os dados em si ficam lá gravados até que gravemos algo novo por cima deles.

E agora vem a melhor parte, a Sony quer que o sr Hotz identifique para eles todos os discos, máquinas virtuais, dispositivos de armazenamento, programas e etc etc que foram usados. Mas não foi pra isso que contrataram uma empresa especializada? De duas, uma. Ou o pessoal da Sony não tem muita ideia do que está pedindo/fazendo. Ou a equipe da TIG é composta por analfabetos digitais. Talvez ambos.

E essa não era a melhor parte. Me enganei. A Sony quer receber na justiça as custas de ter que procurar um tribunal para fazer esses pedidos. Quem diria que processar rapazes de 21 anos poderia ser tão lucrativo para uma megacorporação capitalista...

Fonte: foi um passarinho que me contou.

Nenhum comentário: